João Carrega. Diretor do Ensino Magazine carrega@rvj.pt |
No último mês o Ensino Magazine esteve presente em dois eventos internacionais. Em Madrid, fomos media partners da SIMO Educación, o maior certame da Península Ibérica, dedicado às novas tecnologias aplicadas à educação. Na Feira Internacional da capital espanhola estiveram presentes, ao nosso lado, as principais empresas mundiais, universidades, politécnicos e diferentes escolas. O certame apresentou o que mais moderno existe no setor e foi também uma oportunidade para se discutirem ideias, projetos e novos métodos de ensino.
Em Madrid demonstrámos, mais uma vez, que na educação não há fronteiras. Não há divisões físicas e não devem existir separações tecnológicas. Vivemos num período em que os nossos alunos são nativos digitais. Nasceram com elas e não conseguem viver sem as novas tecnologias. Mesmo na escola, dentro do seu espaço, estão ligados ao mundo virtual com todos os desafios e perigos que ele representa. A escola não deve por isso olhar para as novas tecnologias, para os novos programas e dispositivos móveis com receio ou desdém. Pelo contrário, deve encontrar neles um aliado para chegar e ensinar melhor os seus jovens.
A feira de Madrid demonstrou essa necessidade. Mostrou aos profissionais da educação novas realidades, programas adaptados ao ensino, mas também à gestão. Apresentou, acima de tudo caminhos arrojados e inovadores, que o Ensino Magazine enquanto publicação de vanguarda e dedicada à educação e à juventude, registou com agrado. Não é por acaso que as grandes editoras de manuais escolares estão apostar em novas plataformas com recurso à internet. Também não é por acaso que as grandes empresas mundiais relacionadas com o mundo virtual, começam a disponibilizar plataformas e espaços para os estudantes, nalguns casos numa lógica de aprendizagem colaborativa.
E se em Madrid nos associámos à Simo Educación, na Cidade do México, onde residem cerca de 20 milhões de pessoas, fomos parceiros do projeto Diario de la Vid, da associação Cepa Gratia que, sob a coordenação de Daniela Torres, dinamiza a cultura, a poesia e o teatro de diferentes países, associando-os à promoção de vinhos de qualidade. O objetivo passa por promover o seu consumo moderado, num país que é um dos maiores consumidores de «Coca-Cola» do mundo. Nessa iniciativa, que envolveu a Embaixada Portuguesa no México, tendo estado presente o embaixador nacional, permitiu juntar no Senado da capital mexicana, diversas personalidades, como deputados e artistas.
Estas duas iniciativas mostram a forma, determinada, como o Ensino Magazine olha para o espaço latino, numa clara aposta na Lusofonia (como o demonstram os acordos estabelecidos com a Universidade Eduardo Mondlane, e com as escolas portuguesas de Macau e de Moçambique), com a publicação a ser distribuída nas escolas dos países africanos de língua oficial portuguesa; mas também nos países que têm como língua mãe o castelhano.
Continuamos, como no número zero, empenhados em partilhar conhecimento e informação, num espaço cada vez mais global e complexo, mas que para nós não tem fronteiras. É este o nosso espírito e é este o vosso jornal. A todos o nosso bem haja!
O Ensino Magazine é nosso parceiro no curso Profissional de Fotografia.
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