CLICAR NAS IMAGENS

CLICAR NAS IMAGENS SE DESEJAR VER MELHOR

domingo, 5 de junho de 2016

(IN) DISCIPLINA / DANIEL SAMPAIO

Daniel Sampaio
REINVENTAR:
na Escola e na Família

No último Jornal de Letras, (25 de maio a 7 de junho, n.º 1191), disponível na Mediateca da Escola Secundária Matias Aires, o Professor Daniel Sampaio foi entrevistado. Atendendo que o tema da (In) disciplina tem sido muito discutido, no nosso Agrupamento, aqui fica excertos da entrevista.

(...) "Sim, a escola necessita de uma mudança radical, porque neste momento a indisciplina é muito frequente. Há aulas que não são dadas e os professores por vezes têm dificuldades em lidar com os jovens, que hoje também são muito diferentes. O modelo tradicional que funcionava há 50 anos, com um ensino de cima para baixo, está esgotado."

(...) "A profissão de professor do ensino básico e secundário está muito desvalorizada. Mas a principal transformação foi no acesso à informação. Hoje os jovens aprendem horizontalmente. E mesmo os trabalhos são feitos rapidamente através da Internet. Se pensarmos que as aulas continuam a ter 90' e que na maior parte do tempo o professor tenta falar e não consegue a situação revela-se difícil. Não faltam docentes com problemas de depressão e baixa psiquiátrica."

(...) "A catedral do tédio surge nas aulas não porque os alunos sejam preguiçosos, mas porque o modelo organizativo não corresponde aos seus modos de vida. Claro que não podemos deixar de ser críticos em relação ao comportamento dos jovens, que muitas vezes perdem a noção de respeito e de diferenciação entre gerações. No entanto é forçoso reconhecer que muitas aulas são lecionadas sem qualquer relação com o seu quotidiano (...) a questão não são os exames, mas o que se passa dentro das sala de aula."

(...) "Não usar o telemóvel na sala de aula é uma regra que não funciona. Um passo importante seria transformá-lo num veículo de trabalho."

(...) " Acredito muito na gente nova e na transformação das sociedades. Estamos num momento de mudanças e dificuldades, mas há muitos aspetos  positivos  que urge valorizar."

Continuar a ler...no Jornal das Letras :)
JV

Sem comentários:

Enviar um comentário