O que é observável, sentido,
escutado e tocado pode, sem sombra de dúvida, ser ponto de partida para explorar
o universo da escrita criativa. Deste modo, ofereceu-se aos alunos do Projeto
Educativo de Formação Individual (PEFI) a oportunidade de selecionarem obras de
arte, desde Paula Rego, Almada Negreiros, a Júlio Pomar, passando por Veermer,
Da Vinci, entre outros, para assinalar o dia do Pensamento (22 de fevereiro).
Numa primeira fase, os alunos
foram capazes, com recurso à sua imaginação e sensibilidade, de interpretar e
idealizar personagens e contextos. De seguida, estimulou-se a construção de
texto curto com recurso a balões de fala que simulariam pensamentos/sentimentos.
A cada palavra o entusiasmo ressaltava. Desenhavam-se e coloriam-se balões, entre
outros pormenores visuais imprescindíveis para a exposição. Um dos alunos viria
a lançar um desafio: a compilação de todas as histórias que espelhariam os voos
surpreendentes do Pensamento. Tal viria a inspirar-nos para a designação da
atividade: Nas Asas do Pensamento.
Letra a letra, com recurso ao
trabalho individual, mas também colaborativo, os alunos foram experimentando e tecendo
fios que se entrecruzavam no território da escrita: personagens, intrigas, ambientes
e desfechos. A coletânea estará concluída, em breve, para gáudio dos que permitiram
que este pensamento tivesse asas e voasse para o ninho da comunidade escolar.
Marília Pereira
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