CLICAR NAS IMAGENS

CLICAR NAS IMAGENS SE DESEJAR VER MELHOR

segunda-feira, 30 de maio de 2016

NA ERA DA INFORMAÇÃO

Na era da informação, a oferta de trabalho de profissões baseadas exclusivamente em competências manuais está em declínio. Daí que novas aprendizagens baseadas na manipulação e na gestão da informação de bases de dados digitais se afigure indispensável na abordagem dos objectivos escolares das novas gerações.

Nesse novo domínio em que projectam as preocupações dos educadores, a Internet tem um papel importante a desempenhar. Duvidamos, todavia, que essa importância advenha da simples disponibilização e democratização nas escolas do acesso a esse serviço.

Pode o simples manejo de uma nova máquina, ou de um novo serviço, contribuir para o desenvolvimento pessoal e intelectual? Se não, porque se insiste em simplesmente dotar as escolas com alguns meios informáticos, com serviços de acesso às redes digitais limitados, ignorando que o importante não é mais a "actualização contínua" das máquinas, mas sim a "formação permanente" de todos os agentes implicados no acto educativo.
Sabemos que a escola de massas dificulta a inclusão digital de todos os discentes, já que promove um novo tipo de estratificação escolar que divide os que têm computadores, tablets, smartphones e os que não os têm; os que têm Net em qualquer lugar e os que a não têm (…).

Todavia, essa mesma escola de massas pode favorecer para o atenuar da exclusão digital a que muitos alunos estariam votados se souber democratizar ao acesso e a manipulação destes novos instrumentos educativos, organizando-se em torno de objectivos claros, de equipamentos acessíveis e de um corpo docente motivado, informado e formado no uso das novas tecnologias da comunicação e da informação.

Importaria, porém, que esta promessa integradora não seguisse os passos da televisão quando, há umas décadas, prometia aos pais e educadores ser "uma janela diferenciada para um mundo melhor" oferecendo ao público uma programação voltada para a educação, quando sabemos que hoje a generalidade dos canais de TV são responsáveis por uma respeitável percentagem de iliteracia e de abstenção da participação cívica dos seus espectadores.

Sabemos, igualmente, que as novas tecnologias da comunicação e da informação podem introduzir mudanças significativas na tradicional separação de poderes dentro escola: quer na relação vertical do poder professor - aluno, quer, ainda, no poder baseado na descriminação do acesso aos saberes, através da democratização, ou não, do acesso a esses saberes, bem como aos tempos e às formas da sua aquisição.

Vivemos uma época social caracterizada por um sistema complexo-adaptativo. Assim sendo, caos, auto-organização e adaptabilidade são algumas palavras-chave para descrever este processo aparentemente contraditório que envolve a escola, os educadores e os educandos. Porém, a inclusão digital é imperativa para todos os cidadãos, se quisermos aceitar o desafio de assegurar que Portugal seja reconhecido como uma referência pela qualidade das suas instituições de educação e de formação, garantindo que homens e mulheres de todas as idades tenham acesso à aprendizagem e actualização ao longo da vida.
Conviria, então, saber a quota-parte de responsabilidade de cada um de nós para que todos estes objectivos deixem de ser apenas encarados como ambiciosos, transformando-se, progressivamente em metas realistas.

João Ruivo 
ruivo@rvj.pt

Com o apoio do Ensino Magazine

Sem comentários:

Enviar um comentário