CLICAR NAS IMAGENS

CLICAR NAS IMAGENS SE DESEJAR VER MELHOR

segunda-feira, 7 de março de 2016

ASAS - SÓ VOA QUEM QUER!

 O que é observável, sentido, escutado e tocado pode, sem sombra de dúvida, ser ponto de partida para explorar o universo da escrita criativa. Deste modo, ofereceu-se aos alunos do Projeto Educativo de Formação Individual (PEFI) a oportunidade de selecionarem obras de arte, desde Paula Rego, Almada Negreiros, a Júlio Pomar, passando por Veermer, Da Vinci, entre outros, para assinalar o dia do Pensamento (22 de fevereiro).


Numa primeira fase, os alunos foram capazes, com recurso à sua imaginação e sensibilidade, de interpretar e idealizar personagens e contextos. De seguida, estimulou-se a construção de texto curto com recurso a balões de fala que simulariam pensamentos/sentimentos. A cada palavra o entusiasmo ressaltava. Desenhavam-se e coloriam-se balões, entre outros pormenores visuais imprescindíveis para a exposição. Um dos alunos viria a lançar um desafio: a compilação de todas as histórias que espelhariam os voos surpreendentes do Pensamento. Tal viria a inspirar-nos para a designação da atividade: Nas Asas do Pensamento.

Letra a letra, com recurso ao trabalho individual, mas também colaborativo, os alunos foram experimentando e tecendo fios que se entrecruzavam no território da escrita: personagens, intrigas, ambientes e desfechos. A coletânea estará concluída, em breve, para gáudio dos que permitiram que este pensamento tivesse asas e voasse para o ninho da comunidade escolar.

Marília Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário